Psicodrama Moreniano

A técnica dramática, teve uma tal expansão, que muitas pessoas a utilizam sem sequer saber o nome do seu autor. O “role-playing” (a técnica por ventura mais conhecida), é hoje utilizado em vários contextos (não só psicoterapêuticos) por pessoas que nunca ouviram falar de J. Levi Moreno.

O psicodrama centra-se na filosofia do encontro (M. Buber) e do ato e, numa visão antropológica própria de Moreno, que considera o Homem um ser inacabado, numa contínua transformação de si, lançado na existência que será então vista enquanto a possibilidade de relação e na manifestação de vínculos, completando uma série larga de integrações diversas.

Moreno, enquanto psiquiatra, encarou os modos e as cenas irresolutas na historia ideográfica de cada um, como cerceamentos das possibilidades de relação, e que truncam as possibilidades de transformação do universo de cada um. Trata-se de uma psicoterapia individual em contexto de grupo, na procura do acto resolutivo e libertador e no sentido da transcendência e da liberdade. Aplica-se fundamentalmente ao sofrimento humano, próprio da estruturação neurótica e irresoluta.

 

Celebramos sessões de grupo (psicodrama) todos os dias, entre as 19h e as 20:30h com excepção das sextas-feiras.