Categoria: Psicoterapia

Psicoterapia, psicodrama e psiquiatria clínica. Formas para todos os mundos

Laing (1972) coloca-nos uma pergunta radical acerca da possibilidade de ser pessoa, do cumprir-se enquanto pessoa nos tempos actuais. Pergunto se esta impossibilidade radicará no cansaço para o mundo dos objectos exotéricos e na posição redutora de procurar cansaços no exercício da semiologia médica estrita e de os localizar (neste excesso localisacionista, redutor e simplista trazido da medicina geral para a psiquiatria), num qualquer órgão ou sistema neurobiológico.

Ler mais

Psicodrama Moreniano

“O psicodrama nasceu no Dia das Mentiras, no 1º de Abril de 1921, entre a 7 e as 10 horas da noite.” Psicodrama, JL Moreno, 1928. No princípio foi o acto, e Moreno renasceu seguramente nesse dia, ele que considerava que cada um deveria ter a possibilidade de renascer, ao menos uma vez na vida. Moreno foi um génio do acto e da criação.

Ler mais

A linha fenomenológica e humanista no encontro psicoterapêutico em direcção ao resgate pela parte saudável da Pessoa

“Defendo a hipótese que existe uma tendência direccional formativa no universo, que pode ser rastreada e observada no espaço estelar, na vida orgânica e nos seres humanos. Na vida humana, essa tendência expressa-se quando o individuo progride do seu início unicelular, para o funcionamento orgânico complexo, para um modo de conhecer e de sentir abaixo do nível da consciência, para um conhecimento consciente do organismo e do mundo externo, para uma consciência transcendente da harmonia e da unidade cósmica, na qual se inclui a espécie humana”. (C. Rogers na sua fase final, colectiva ou inter-humana).

Ler mais